Marvão - Ministro das Infraestruturas garante que o abate dos freixos é "extremamente necessário" (Com áudio)


Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, afirmou, ontem, em Campo Maior, ser “imprescindível” assegurar e garantir a segurança de todos os que passam no Túnel das Árvores, na freguesia de São Salvador de Aramenha, no concelho de Marvão.

De acordo com o ministro “o que está em causa é uma questão de segurança para quem utiliza aquela via”. O governante diz ainda que “foi pedido um estudo a uma entidade credenciada, pela própria autarquia, de forma a conhecer-se a real situação das árvores”, estudo esse que “determinou com muito rigor quais eram as árvores que estavam em risco de colapso total e que podiam, a qualquer momento, colapsar sobre a via, podendo provocar um acidente muito grave e uma grande tragédia”.

Ministro das Infraestruturas: Pedro Marques

O governante socialista esclareceu também que depois de conhecido e recebido o Estudo , a Infraestruturas “deu obviamente início ao processo de intervenção sobre as árvores que estavam em risco e que representam perigo para as populações”. O ministro sublinhou ainda que “ ninguém quer colocar em causa o valor patrimonial associado ao Túnel das Árvores”, mas garantiu que “obviamente as questões de segurança das populações e dos automobilistas são absolutamente criticas”.

O titular das Infraestruturas asseverou mesmo ser “absolutamente necessário o abate destes freixos” para garantir a segurança de todos.

Audio:


Por: Manuela Lã Branca - 08 Fevereiro 2018