Jovens do Agrupamento José Régio participam em actividades de sensibilização relativamente ao consumo de álcool


Cerca de 110 jovens do Agrupamento de Escolas José Régio tiveram um dia diferente. Um dia onde ouviram falar sobre prevenção rodoviária, sobretudo, na sua ligação com o consumo exagerado de álcool, participando em actividades lúdicas e divertidas. Tudo aconteceu durante o dia de ontem, 24 de Abril, no campo exterior da Escola José Régio.

Na parte da manhã os alunos ouviram a parte teórica e depois passaram à prática. Segundo Rute Sanguinho, Directora do Agrupamento, esta actividade "é muito importante" porque os adolescentes começam a ter contacto com as bebidas alcoólicas cada vez mais cedo e "a escola também tem um papel importante na prevenção" dos perigos que isto lhes pode trazer, principalmente no que à condução diz respeito, mas não só.

Os alunos, organizados por turma, começavam por fazer uma actividade onde colocavam uns óculos especiais - como está ilustrado na foto abaixo - que têm umas lentes predefinidas com taxas de alcoolemia elevadas (1,7 - 2,3g/l), sendo que o objectivo era o de andar numa linha recta e apanhar um objecto no fim. 


Logo depois passavam à parte que mais desejosos estavam de experimentar: a condução de um Kart. Em primeiro lugar, davam uma volta ao circuito normalmente mas depois, surgia o verdadeiro desafio. Através de tecnologia instalada no pequeno veículo, os comandos dados pelos jovens ao volante do mesmo - direcção, travão, acelerador - ficavam atrasados em cerca de dois ou três segundos, exemplificando o efeito do álcool no sangue aplicado na condução, bem como as causas que daí advêm. Os pinos acabavam quase sempre derrubados, sem excepção.

Adérito Araújo, Presidente da GARE - Associação para a Promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária, explicou que Portalegre já está no radar da associação há algum tempo, que já contou várias das suas iniciativas. 

"Fazemos isto, fundamentalmente, para que os nossos jovens e as nossas crianças comecem desde pequenos a criar uma cultura de prevenção nas suas cabeças e que passem a palavra aos adultos com que convivem e por quem são educados, de modo a que se salvem cada vez mais vidas nas estradas. (...) Estamos a trabalhar numa área onde achamos que o Estado português e os nossos governantes deveriam fazer mais do que o que fazem actualmente", concluiu.

Esta actividade inseriu-se na Feira de Saúde organizada pelo Agrupamento de Escolas José Régio, tendo apenas se realizado agora devido às más condições climatéricas que se faziam sentir no dia em que estava originalmente prevista.



Por: Carlos Ribeiro - 25 Abril 2018