Sobre

O jornal Fonte Nova foi fundado em 1984, pelos professores Aurélio Bentes Bravo e António Ventura, com sede na Praça do Município, junto à Sé.

O projecto era ambicioso, e a necessidade de trazer toda a informação aos habitantes do nosso distrito veio mais tarde a traduzir-se em sucesso pelas vendas e abrangência que o jornal conseguiu alcançar, tendo a certa altura saído para as bancas duas vezes por semana, como "Bissemanário de Portalegre", e sido depois pioneiro na área digital, como um dos primeiros sites online para divulgação de informação.

Já como semanário, manteve-se activo até 2014 pelo prof. Aurélio Bentes Bravo, altura em que encerrou portas e pôs, com profunda pena e desalento daqueles que sempre se dedicaram e lutaram até que não mais fosse possível, um ponto final nos 31 anos de história do jornal Fonte Nova.

E foi quando todos o pensavam extinto que, a 3 de Novembro de 2015, o Fonte Nova renasceu. Pelas mãos da jornalista Manuela Lã Branca, voltou às bancas da nossa cidade e do nosso distrito.

O amor e a vontade de não deixar cair o jornal em actividade mais antigo da nossa cidade levaram a que a jornalista assumisse o comando e o legado que o prof. Bentes Bravo deixara um ano antes, num esforço que prova a sua vontade e a sua confiança para trazer de volta o jornal Fonte Nova a todos aqueles que lhe continuaram a ser fiéis.

Este novo projecto arranca com uma equipa jovem e dinâmica, com novas ideias e ambições, sem nunca deixar, contudo, desintegrar a génese e a identidade pela qual sempre primou… Um jornal de cariz regional que vai ao encontro do público da nossa região, que procura de forma dedicada e sensível, trazer a informação a todos os seus leitores. É isso que nos distingue, a aposta no que é popular e naquela que é a nossa cultura, com preocupação e genuinidade, tal qual o público que nos lê e com o qual nos procuramos identificar acima de tudo.

Levar aos leitores as suas histórias, promover o que cá se faz, o que cá se produz e o que cá se vende, enaltecendo o trabalho feito em prol da região, e dando a conhecer o que de mais importante acontece. São esses os motivos que nos movem e nos empolgam, a razão para que a cada crónica, reportagem, entrevista ou noticia, ponhamos tudo de nós ao dispor de quem nos lê. 

É a identidade que caracteriza o nosso jornal e o leva a todo o país e Europa, com assinantes espalhados por Portugal inteiro, pela Suiça, pelo Luxemburgo ou pela França, para além das 56 bancas em que nos encontramos presentes em todo o Distrito, chegando a ter uma tiragem de 12 000 jornais por mês, e uma média de 3 000 semanais.